Io sono Palestra Itália (Palmeiras, 97 anos de glórias)


As pessoas têm coisas em comum: religiões, partidos, amigos, trabalho. Na religião buscam deuses e resolução de problemas, nos partidos idem. Nos amigos buscam conforto, companhia, dinheiro emprestado. No trabalho, a grana, o leite das crianças.


Mas o que as pessoas têm em comum para se declararem torcedoras de um determinado time de futebol, quando este, muitas vezes, só lhes aumentam a tristeza por décadas? Imagine um pequeno palmeirense de 11 anos de idade. Que motivação terá a pequena criança para se autodeclarar torcedora do Alviverde? Não é obrigação, não é lucro, não é resolução de problemas, não é leite das crianças. Também não é companhia, pois a tarefa de torcer é, em alguns momentos, demasiado solitária, não é, meu caro torcedor da Portuguesa?


Dou aula numa sala com uma média de 35 alunos. E lá vivem dois solitários palmeirenses, que compartilham a esperança de verem o que nunca viram nessa sua curta vida a cada partida. Chegam animados a me perguntar a cada semana: “Viu o chute no vácuo, fessô?”, “E o Luanel Messi, ein? Zika!”. Fico imaginando que motivos têm essas crianças para gostarem tanto de algo que nem notas pra passar de ano lhes garante.

Recorro à religião, a enciclopédia do inexplicável, para tentar associar tal comportamento aos dos beatos. Mas percebo logo incoerência: na religião buscam o impossível, pedem por coisas que sonham, acreditam n’algo superior. Mas o futebol não é tão superior, está ali, todo dia, até na toalha em que nos enxugamos e na meia que vestimos. Nada tem de divino.

Será então o quê, meus amigos, que une essa torcida alviverde, constante, viva, rouca de gritar pelo time, mas que não se cala; cansada de lotar as arquibancadas e incansável em lotá-las? Qual razão, qual motivo, qual ganho, qual lucro, qual benefício? Nenhum! Apenas ser palmeirense.

Parabéns, Palmeiras, pela história de 97 anos e pela vindoura eternidade!

Io sono Palestra Itália!

2 comentários:

Sergio Marcio disse...

Muito bonito o texto. Que estes pequenos palmeirenses possam realizar muitos sonhos, entre eles o de ver o seu (o nosso) amado Verdão no lugar mais alto, como merecemos.

Anônimo disse...

VAI PALMEIRASSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS
CHUPAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA
GAMBAAAAAAAAAAAAAAAAAAA
2X1
PRA NOIS PPORRAAAAAAAAAAAA !!!!!!

Postar um comentário

Gostou? Então deixa seu comentário aê. Sua opinião é importante. A graça do futebol é que pra discuti-lo tem de ser inteligente.